Maternidade-Escola Hilda Brandão Santa Casa de Belo Horizonte (FCMMG - MHB)

Pioneira em Minas Gerais, a Maternidade – Escola Hilda Brandão foi inaugurada em junho de 1916, tornando-se então o berço da obstetrícia na capital mineira. Comemora 100 anos de existência em agosto  de 2016.

Sua Unidade Neonatal foi organizada por Navantino Alves Filho em 1972, e a UTIN substituiu em 1988 o então Centro de Prematuros criado em 1976.

O velho edifício de 2 andares, anexo à Santa Casa, onde funcionou a maternidade até maio de 2006, foi construído pelo presidente do Estado de Minas Gerais, Júlio Bueno Brandão, recebendo o nome de Hilda Brandão, sua esposa, que se destacou por promover meios de angariar donativos privados e conseguir subvenções oficiais que viabilizassem sua construção. Hoje ele abriga um anfiteatro cirúrgico - obstétrico nos moldes alemães da época e um museu da obstetrícia, tombado pelo patrimônio histórico nacional.

Hospital “Amigo da Criança” e “Maternidade Segura” desde 2004, após quase 90 anos de sua inauguração, a Maternidade necessitava de uma maior e melhor estrutura, para que seu atendimento fosse ampliado e a qualidade dos serviços continuasse sendo referência na cidade.

Suas novas instalações, com 2.400m² ocupam desde 2004, o 11º andar do prédio central da Santa Casa de Belo Horizonte, maior hospital exclusivo  SUS do Brasil, com 1120 leitos para todas as especialidades médicas.

Sua planta física sólida e sempre atualizada, oferece a parturientes e seus bebês um dos mais modernos e humanizados estabelecimentos hospitalares dedicados ao atendimento a gestante em Minas Gerais.

Com um novo Bloco Obstétrico constituído por 4 salas cirúrgicas e 8 leitos de pré-parto, a Maternidade conta também com 32 leitos de Alojamento- Conjunto para atenção humanizada, uma Unidade Mãe Canguru com 12 leitos  e sua Unidade Neonatal de Risco, anexa, contabiliza 14 leitos de UTI  Neonatal e 20 leitos de cuidados intermediários progressivos,  credenciados pelo SUS-BH.

Participa do Programa de Reanimação Neonatal da SBP e participa como membro da Vermont-Oxford.  O serviço tem um programa exemplar de atuação de “doulas” no setor de trabalho de parto.

Há Posto de Coleta de Leite Humano para RN internados na UTIN.

Com um total de 32,3% de partos cesáreos, houve 24% de gestantes adolescentes, sendo 36% por via cesárea.

A incidência de RNBP foi de 10,2% e a de RNMBP alcançou 2,35% do total de partos.

Atualmente, com uma equipe de 36 pediatras neonatologistas certificados, a Unidade Neonatal contribui para a formação de residentes em Pediatria (3 anos) e especialização em Neonatologia (2 anos), além da atenção a alunos de graduação das Faculdades de Ciências Médicas de Minas Gerais, Unifenas e UNIPAC, que realizam atividades acadêmicas em suas dependências.

Assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas respiratórios e motores, fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, ecocardiologistas no leito, especialistas médicos vários, formam uma equipe transdisciplinar na atenção contínua ao binômio mãe-filho e sua família.

São realizadas todas as 5 triagens neonatais estabelecidas.

Há laboratório de analises clínicas na instituição, com atividades 24 horas no dia.

A Santa Casa de Belo Horizonte, um hospital de alta complexidade, oferece consultoria em diversas clínicas especializadas, incluindo neurologia e neurocirurgia, cardiologia e cirurgia cardíaca, hemodinâmica, pneumologia, infectologia, cirurgia  pediátrica e oftalmologia, imagenologia no leito, tomografia computadorizada, entre as mais respeitadas que abriga.

Na internet, visite-nos em: http://www.santacasabh.org.br/produtos/maternidade_estrutura.asp

Se em Belo Horizonte, venha nos fazer uma visita pessoal.

Equipe responsável junto à Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais e a VON:

Prof. Jose Mariano Sales Alves Junior – Intensivista neonatal e Coordenador da Unidade de RN
Prof. Navantino Alves Filho – Neonatologista e Professor Titular de Pediatria da FCMMG
Francisco Lirio, Coordenador de Obstetrícia de Alto Risco e Gerente de Área
Contato com a MEHB: (31)3238-8129 (secretaria da clínica) ou (31) 99982-1997
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  ; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.