Universidade Estadual de Londrina / Hospital Universitário (UEL - HU)

Pesquisadores Responsáveis

Ângela Sara Jamusse de Brito
Ana Berenice Ribeiro de Carvalho
Fernanda Pegoraro de Godoi Melo
Lígia Silvana Lopes Ferrari
Maria Rafaela Conde Gonzalez

A Instituição

O Hospital Universitário é um órgão complementar da Universidade Estadual de Londrina – Paraná (UEL), com a finalidade básica de servir ao ensino e assistência na área da saúde, e é um hospital de referência para o Estado do Paraná e estados vizinhos.

A Unidade Neonatal do Hospital Universitário foi implantada em 1971, pela Profa. Ângela Sara Jamusse de Brito, com aulas de assistência ao recém-nascido para os primeiros graduandos do curso de medicina da UEL. Desde a implantação foi norteado com os princípios da importância do pediatra na sala de parto, da permanência do RN ao lado da mãe, incentivo ao aleitamento materno e da revisão do RN na primeira semana de vida. Em 1990 iniciou-se a residência em Neonatologia (R3). Em 1994, a Unidade foi reestruturada para ministrar assistência de nível terciário e oficialmente instituída a UTI Neonatal. O berçário transformou-se em Unidade de Cuidados Intermediários e em 1997 implantou-se o Ambulatório de seguimento dos recém-nascidos de alto risco.

Setor de Neonatologia

Compreende os seguintes serviços e atividades:

Alojamento Conjunto

Realizado atualmente na Maternidade do Hospital Universitário, média de 1.100 nascimentos/ano (referência para partos de alto risco). Possui certificado de Hospital Amigo da Criança.

Unidade Neonatal

Todos os leitos são para atendimento à pacientes do SUS. Tem estrutura para dez leitos de UTI e dez leitos de Cuidados Intermediários. Há estrutura completa de apoio diagnóstico com possibilidade de realização de ultrassonografia e ecocardiograma na Unidade, além de apoio e assistência em todas as especialidades pediátricas.

Há um protocolo de assistência humanizada ao recém-nascido de baixo peso, com participação ativa dos pais na Unidade e livre acesso nas 24 horas do dia.

O HU-UEL possui um Banco de Leite Humano que faz parte da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

Ambulatório de seguimento e Clínica de Lactação

Acompanhamento realizado pelos docentes e residentes aos  bebês de alto risco após  a alta. Equipe multidisciplinar disponível para complementação do seguimento.

Ensino

Alunos de graduação de medicina, enfermagem, fisioterapia. Residência médica em Pediatria e Neonatologia. Os 20 residentes de 1º e 2º anos de Pediatria fazem rodízio na unidade e há 3 vagas para residentes de 3º/4º ano, com treinamento específico em Neonatologia. Os docentes são instrutores do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria. O hospital conta ainda com Residência específica em Enfermagem Neonatal.

Pesquisa

Linhas de pesquisa em desenvolvimento – aleitamento materno, infecção no RN, crescimento e desenvolvimento, mortalidade neonatal, avaliação de tecnologias e serviços perinatais. Desde 1997, há um sistema informatizado com dados dos recém-nascidos internados, procedimentos realizados e diagnósticos. Este sistema permite o conhecimento de informações para o planejamento do serviço,  avaliação da assistência e também é fonte para o desenvolvimento de estudos visando implantação de protocolos assistenciais e de pesquisas científicas.

Estatística e Indicadores

No HU da UEL, o perfil de complexidade do serviço e de gravidade dos pacientes é caracterizado pelas altas taxas de prematuridade e de baixo peso. A taxa média de ocupação, nos últimos anos, gira ao redor de 110% para os leitos de terapia intensiva e de 90% para os leitos de cuidados intermediários. Nos últimos 2 anos (2014/2015) nasceram 179 RN menores de 1500g. A mortalidade dos prematuros de muito baixo peso é de 25%. A expectativa de sobrevida é boa para a faixa de 1000-1499g (92%), mas diminui nos menores de 1000g.

Equipe e Corpo Docente

Equipe  multiprofissional, com docentes de neonatologia em dedicação exclusiva, todos neonatologistas e titulados na carreira universitária. Dez médicos pediatras contratados como plantonistas da UTI neonatal e fisioterapeutas respiratória e motora. O quadro de enfermagem é composto por 7 enfermeiras, além de residentes em enfermagem neonatal e técnicos em enfermagem que completam a equipe juntamente com apoio de assistente social,  psicologia, fonoaudiologia e auxílio do Banco de Leite.

Endereço e Contato

Hospital Universitário de Londrina – UEL - UTI Neonatal
Av. Robert Koch,  60
Londrina -  PR
(43) 3371-2207 / 3371-2340