Hospital Universitário Pedro Ernesto - Unidade Neonatal Nicola Albano / Núcleo Perinatal - Universidade do Estado do Rio De Janeiro

A Unidade Neonatal fundada durante o final dos anos 60 tendo como responsáveis os Professores Nicola Albano e Hélcio Villaça Simões, ficava localizada no corpo do HUPE exatamente no quarto andar. A unidade era constituída de berçário para recém-nascidos normais, berçário intermediário e patológico, com o total de 20 leitos. O berçário patológico foi considerado por vários anos como um dos únicos no nosso país com boxes individualizados e mantidos com pressão atmosférica superior a parte externa.

No ano de 1999 o HUPE foi agraciado com o título de “Hospital Amigo da Criança” projeto nacional para o estimulo ao aleitamento materno exclusivo. E no ano de 2006 a Unidade Neonatal foi transferida, junto com o Serviço de Obstetrícia, do corpo do hospital para uma unidade em anexo denominada “Núcleo Perinatal da UERJ”, tendo como principal finalidade a Assistência Humanizada à gestação de risco e aos recém-nascidos assim como o ensino. A Unidade Neonatal faz parte do Serviço de Pediatria do HUPE, portanto fazendo parte do programa de residência em várias especialidades: medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social e psicologia. O Departamento de Pediatria é uma disciplina da Faculdade de Ciências Médicas, atuando, praticamente, durante todo curso de medicina. Responsável pela graduação, pós-graduação e residência médica (Residência em Pediatria R1/ R2 /R3 e Neonatologia R3/R4), a Unidade Neonatal também oferece o Programa de Treinamento para Médico Estrangeiro (PEME).

A instituição passou a fazer parte da Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais (RBPN) a partir de 2008, tendo como responsável o Professor Dr. José Luiz Muniz Bandeira Duarte (Chefe do Serviço de Neonatologia) e posterior colaboração da Dra Márcia Pereira Alves de Souza (Médica Rotina da UNINCO).

A estrutura atual da Unidade Neonatal corresponde a 15 leitos de UTI (UCIN), 10 de Médio risco (UNINCO), 20 leitos de alojamento conjunto, 03 leitos para pré-alta. No centro obstétrico temos 04 salas de parto e 02 centros cirúrgicos. O banco de leite/posto de coleta funciona no terceiro andar do Núcleo Perinatal onde estão situados o alojamento conjunto e UTI Neonatal.

Contamos com os seguintes Serviços de Apoio: Laboratório (central, microbiologia, hematologia e informática), Radiologia, USG no leito, CT, RNM, EEG, Ecocardiograma no leito, Triagem Auditiva e Fundo de Olho (retinopatia da prematuridade e outros). Realizamos coleta de Teste do Pezinho (IEDE), “Teste da linguinha”, Reflexo vermelho e Teste do coração. Oferecemos acompanhamento aos recém-nascidos do HUPE/NÚCLEO PERINATAL nos ambulatórios de seguimento de prematuros, icterícia, aleitamento materno e alta precoce. Assim como outras especialidades tais como genética, cirurgia pediátrica, neurologia/neurocirurgia, infectologia, nefrologia, endocrinologia e gastroenterologia que funcionam no ambulatório de pediatria.

Realizamos treinamento anual de Reanimação Neonatal para os residentes de pediatria, neonatologia e obstetrícia e reciclagem para pediatras e obstetras no centro de simulação.

Atualmente a Unidade Neonatal atende cerca de 730 recém-nascido/ano, provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com o seguinte perfil assistencial:

Idade Gestacional

  • < 28 semanas – 2,5%
  • 28 a 31 6/7 semanas – 5,2%
  • 32 a 33 6/7 semanas – 3,9%
  • 34 a 36 semanas – 13,7%
  • ≥ 37 semanas – 74,%

Peso de Nascimento

  • < 750g – 1%
  • 750 a 999g – 1,3%
  • 1000 a 1499g - 3,2%
  • 1500 a 2499g – 14,6%
  • ≥ 2500g – 79,9%

Causas de internação são 22,8% prematuros e 7,1% malformações.

Principais Linhas de Pesquisa

  • Nutrição do prematuro visando aumento do ganho ponderal intra-hospitalar;
  • Problemas respiratórios do RN, ventilação gentil e redução do tempo ventilação mecânica pulmonar;
  • Redução da infecção hospitalar;
  • Reanimação Neonatal.

Equipe

Durante os anos 80 houve a incorporação à Unidade Neonatal dos Professores José Luiz Muniz Bandeira Duarte e Selma Chagas Manso. Em 2002 a Unidade Neonatal ficou independente do serviço de pediatria, apenas quanto à atividade assistencial e com a chegada de novos médicos (três médicos para a rotina e sete plantonistas). Em 2008 foram admitidos 34 novos médicos plantonistas concursados.

Composição atual: 01 coordenador, 06 docentes, 34 médicos plantonistas e 09 médicos na rotina, 45 enfermeiros, 10 residentes de enfermagem, 47 técnicos de enfermagem, 08 fisioterapeutas, 02 residentes de fisioterapia, 05 fonoaudiólogas, 03 residentes de fonoaudiologia, 03 nutricionistas, 03 psicólogas e 02 assistentes social.

O monitoramento da qualidade da assistência é realizado através do controle das taxas de mortalidade e morbidade neonatais.

Temos como principal finalidade a assistência ao recém-nascido de risco, atuando no ensino e pesquisa, sendo referência a todos os tipos de especialidades médicas e cirúrgicas disponíveis no HUPE, considerados um ponto forte por sua localização dentro desse complexo universitário.

Endereço

Avenida. Professor Manuel de Abreu, 500 – Vila Isabel – Rio de Janeiro – CEP 20550-270
Site: www.hupe.uerj.br/nucleoperinatal
Contato: 21 2868-8454 (secretaria)
               Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
               Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.