Universidade Federal do Paraná / Hospital das Clínicas (UFPR - HC)

Coordenadoras Locais:

Professora Doutora Regina Vieira Cavalcante da Silva - Professora Associada do Departamento de Pediatria - Hospital de Clínicas - Universidade Federal do Paraná - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Professora Paulyne Stadler Venzon - Professora Assistente do Departamento de Pediatria - Hospital de Clínicas - Universidade Federal do Paraná - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Apresentação

O Serviço de Neonatologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR) teve o início de suas atividades em 1961,  juntamente com a inauguração do Hospital. Desde então vem se destacando como um centro pioneiro no Paraná, onde tem um papel fundamental na assistência ao recém-nascido, particularmente aos de alto de risco. Além disso, integra o Departamento de Pediatria do Setor de Ciências da Saúde, estando amplamente inserido nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, com atuação tanto ao nível de Graduação, quanto de Pós-Graduação, colaborando para ampliação Dos conhecimentos na área de saúde materno-infantil e suas sub-áreas médicas, de enfermagem, nutrição, fisioterapia, odontologia pediátrica, medicina fetal e terapia ocupacional.

Em 1983, foi o primeiro hospital universitário do Brasil a adotar o atendimento do recém-nascido de baixo risco em regime de Alojamento Conjunto. Desde 1995 é reconhecido como Hospital Amigo da Criança, com título concedido pela Organização Mundial da Saúde, UNICEF e Ministério da Saúde. Em 2014 foi certificado pela Ministério da Saúde como Centro de Referência Estadual para Atenção Humanizada ao Recém-Nascido - Método Canguru.

Histórico

A UFPR, fundada em 1912, é símbolo de Curitiba e referência no ensino superior para o Estado e para o Brasil, com reconhecida importância e excelência em seus cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado.

O Hospital de Clínicas, órgão suplementar da UFPR, foi criado em 1961, a partir da necessidade da Faculdade de Medicina da UFPR em ter um hospital para o treinamento dos alunos do Curso de Medicina e, também, do Estado do Paraná em ter um grande hospital geral que atendesse à população. Atualmente, é o maior hospital público do Paraná e o terceiro hospital universitário federal do país. Com 100% da assistência à população vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), o HC-UFPR caracteriza-se por prestar atendimento terciário aos seus pacientes, uma vez que possui estrutura tecnológica, instrumental e recursos humanos especializados para abordar casos de alta complexidade, realizando exames diagnósticos avançados e procedimentos terapêuticos de ponta. Como hospital escola da UFPR, tem ampliado sua margem de atuação e hoje é fundamental para formação e especialização de diversos profissionais da área de saúde.

O Departamento de Pediatria está presente no HC-UFPR desde a sua fundação em 1961, participando ativamente das atividades de assistência, ensino e pesquisa, em nível de graduação e pós graduação. Entre os diversos Serviços que o compõem, destaca-se o Serviço de Neonatologia, que ao dedicar-se à excelência na assistência neonatal, propiciou campo de ensino para incontáveis alunos da graduação e contribuiu de modo determinante para a formação de centenas de médicos pediatras egressos do Programa de Residência Médica em Pediatria, hoje atuantes no Estado do Paraná e fora dele. Desde que passou a oferecer o Programa de Residência Médica em Neonatologia, em 1984, dezenas de neonatologistas foram capacitados para prática a assistência ao recém-nascido. A atuação no Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente, que teve início na década de 70, tem sido fundamental no incentivo à pesquisa e à docência. Nos últimos anos, dezenas de alunos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, odontólogos obtiveram títulos de mestres e/ou doutor.

Estrutura

O Serviço de Neonatologia do HC-UFPR é credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como um centro terciário, de referência, para atendimento de recém-nascidos de risco provenientes de Curitiba e da região metropolitana e é formado pelas seguintes unidades:

  •     Unidade de Terapia Intensiva Neonatal – com 10 leitos
  •     Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional – com 10 leitos
  •     Unidade  de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru – com 5 leitos
  •     Unidade de Alojamento Conjunto – com 16 leitos
  •     Ambulatório Multidisciplinar de Medicina Fetal
  •     Ambulatório de Seguimento de Recém-Nascidos de Risco

Destaca-se ainda que o HC-UFPR conta com o Banco de Leite Humano, que atua tanto na coleta, processamento e estocagem de leite humano para os recém-nascidos internados, quanto na orientação às nutrizes e suporte para amamentação, com forte atuação nas comunidades intra e extra-hospitalar.

Assistência

Na Maternidade do HC- UFPR, que é referência para gestação de alto risco, ocorrem cerca de 1500 partos ao ano. Aproximadamente 500 recém-nascidos são admitidos anualmente nas Unidades de Terapia Intensiva e Cuidados Intermediários Neonatais. Aproximadamente 10% dos pacientes admitidos nestas Unidades são provenientes de outros hospitais. As taxas de ocupação destas Unidades encontram-se permanentemente próximas a 100%.

Recém-nascidos de muito baixo peso representam cerca de 20 a 25% dos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Outros recém-nascidos comumente atendidos no Serviço são pacientes com malformações complexas, os quais necessitam com frequência de abordagem multidisciplinar pré e pós-natal.

Ensino

  • Graduação

O Corpo Docente do Serviço de Neonatologia do HC-UFPR, ministra aulas teóricas e práticas para alunos do curso de Medicina a partir do 6º período nas disciplinas de Semiologia Pediátrica, Clínica Pediátrica I e II, Prática Clínica Ambulatorial e Urgências e Emergências Pediátricas. Estas disciplinas enfatizam aspectos básicos do cuidado médico a recém-nascidos, destacando-se a abordagem da anamnese, do exame físico e das doenças mais comuns no período neonatal, além de noções iniciais do atendimento do recém-nascido na sala de parto.

O Estágio em Neonatologia, que é parte do Internato Curricular Obrigatório em Pediatria, busca consolidar o domínio das habilidades requeridas para realizar corretamente a assistência ao recém-nascido normal ou enfermo, mediante atividades práticas e discussões clínicas, sob supervisão docente direta. Além da atividade assistencial, é oferecido aos alunos durante o estágio, treinamento em manequins para reanimação neonatal em sala de parto, de acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria.

O Serviço oferece também Estágio Optativo em Neonatologia para os graduandos interessados em aprofundar seus conhecimentos da especialidade, com duração de  6 semanas, em período integral.

Além dos estudantes do curso de Medicina, o Serviço oferece campo de estágio para estudantes de enfermagem e fisioterapia, sob supervisão de professoras da área.

  • Residência Médica

O Programa de Residência Médica em Pediatria do Hospital de Clínicas - UFPR é credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica e oferece 16 (dezesseis) vagas para médicos residentes, com duração de dois anos. Conforme diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria, seu conteúdo programático prevê a realização de estágios práticos nos diversos setores do Serviço de Neonatologia, incluindo a assistência ao recém-nascido em sala de parto, alojamento conjunto, unidades de médio e alto risco, com carga horária equivalente a 25% do total,  sob supervisão direta de médicos e/ou docentes.

O Programa de Residência Médica em Neonatologia do Hospital de Clínicas - UFPR também é credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica e oferece 02 (duas) vagas para médicos residentes, com duração de dois anos. Busca capacitar pediatras em Neonatologia, para prestar assistência ao recém-nascido em vários níveis de complexidade, que incluem o atendimento em sala de parto, alojamento conjunto, unidade de cuidados intermediários e intensivos, transporte intra e extrahospitalar, além do seguimento ambulatorial de recém-nascido de risco.

  • Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico e Doutorado

Desde o início do Programa de Pós Graduação do Departamento de Pediatria do HC-UFPR em 1975, o Serviço de Neonatologia do HC-UFPR tem participação ativa no Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente, com a orientação e co-orientação de dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Pesquisa

O Serviço de Neonatologia do HC-UFPR possui um grupo de pesquisa ativo, cadastrado no CNPQ e denominado "O Universo da Doença Neonatal". Este grupo encontra-se comprometido com a capacitação de novos pesquisadores e com a produção de conhecimentos científicos.

Além da orientação de dissertações de mestrado e teses de doutorado, o corpo docente do Serviço está envolvido na orientação de alunos inscritos no Programa de Iniciação Científica, bem como na orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso.

Outras Atividades

O Serviço de Neonatologia do HC-UFPR tem participação ativa também na Sociedade Paranaense de Pediatria, por meio de atividades junto ao Departamento Científico de Neonatologia, contando ainda com professores e médicos credenciados como instrutores do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria.