Universidade Federal de Uberlândia / Hospital das Clínicas (UFU - HC)

HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Nome do Hospital da Unidade Neonatal: Hospital de Clínicas de Uberlândia

Vínculo universitário: Universidade Federal de Uberlândia

Profissionais Responsáveis na RBPN:

Vânia Olivetti Steffen Abdallah
Daniela Marques de Lima Mota Ferreira
Heloísio dos Reis
Cláudia Lúcia Carneiro

Missão da Instituição

Prestar à sociedade serviços de assistência à saúde com responsabilidade social pautada na excelência da formação dos recursos humanos e na geração do conhecimento científico com desenvolvimento pleno da cidadania.

Número de leitos

A Unidade Neonatal abrange vários níveis de atendimento ao recém-nascido, desde o RN saudável, como bebês gravemente doentes e nascidos prematuramente.

Teve seu início nos primórdios do Hospital de Clínicas, em 1971, e, atualmente, apresenta 18 leitos de alojamento conjunto, 15 leitos de UTI Neonatal (UTIN), 26 leitos de cuidados intermediários convencionais (UCINCO) e 6 leitos de cuidados intermediários canguru (UCINCA).

A Unidade conta com serviços de apoio como laboratório de análises clínicas; radiologia, incluindo, USG à beira do leito, tomografia e ressonância nuclear magnética; ecocardiograma; avaliação oftalmológica e triagem auditiva. Dispõe, ainda, de um banco de leite humano com um posto de coleta próximo a entrada da Unidade.

Número de Nascidos vivos/ano: 2240
Distribuição no número de nascidos vivos de acordo com a idade gestacional

Distribuição no número de nascidos vivos de acordo com o peso

Ambulatórios

O Serviço de Neonatologia apresenta ambulatório multidisciplinar de seguimento de prematuros, ambulatório de infecções congênitas, ambulatório de seguimento dos recém-nascidos internados na unidade de cuidados intermediários canguru (3a etapa) e ambulatórios de puericultura para os recém-nascidos saudáveis.

Laboratórios / Centros de Simulação

Laboratório de Reanimação Neonatal onde são treinados todos os alunos do 6o ano do curso de medicina, residentes de pediatria e neonatologia e a equipe multiprofissional da Unidade Neonatal e do Centro Obstétrico.

Ensino

O Serviço de Neonatologia é local de ensino para os alunos de graduação dos cursos de medicina, enfermagem e nutrição da Faculdade de Medicina (FAMED-UFU), além dos cursos de psicologia e fisioterapia.

Apresenta um programa de residência em Neonatalogia de 2 anos com 8 vagas (4 R3 e 4 R4) e participa da formação de 20 residentes de pediatria (10 R1 e 10 R2).

Além disso, oferece estágios para os residentes da UTI Pediátrica, Cirurgia Pediátrica e residência multiprofissional da UFU e de outros programas de residência da cidade e do país.

Também são desenvolvidos inúmeros projetos de pesquisa de iniciação cientifica, dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de, projetos de extensão como o Projeto Disque Amamentação.

Linhas de Pesquisa

Epidemiologia neonatal
Nutrição
Aleitamento materno
Sepse neonatal

Equipe

A equipe médica do Serviço de Neonatologia é atualmente composta por 25 médicos sendo 3 docentes do Departamento de Pediatria.

A equipe de enfermagem é composta por 10 enfermeiras, 65 técnicas de enfermagem e 19 auxiliares.

Conta também com 5 fisioterapeutas, sendo 1 docente da Faculdade de Fisioterapia, 1 psicóloga, 1 fonoaudióloga e recebe suporte de 1 assistente social e 1 nutricionista.

O serviço conta com o apoio de vários profissionais especialistas.

Perfil Assistencial

Monitoramento da Qualidade da Assistência

Núcleos de atenção e  gerências de processos do Hospital.

Participação em Programas

O Serviço de Neonatologia apresenta 4 instrutores do Programa de Reanimação Neonatal, 18 tutores do Método Canguru e 3 consultores internacionais em lactação pelo IBLCE.

Endereço

Hospital de Clínicas de Uberlândia
Av. Pará, 1720 - Umuarama, Uberlândia - MG, 38405-320, Brasil
Site: http://www.hc.ufu.br/
Contato: (34) 3218-2112