Unidade Neonatal da Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP - FMB)

Nome do Hospital da Unidade Neonatal: Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) – Universidade Estadual Paulista  (UNESP)

Vínculo universitário: A Unidade Neonatal está inserida no Hospital das Clinicas da FMB-UNESP.

Profissionais Responsáveis na RBPN: Dra Ligia Maria S. S. Rugolo e Dra Maria Regina Bentlin.

Missão da Instituição: A FMB tem como missão: 1- Formar profissionais qualificados, éticos e humanizados para atender as necessidades de saúde da sociedade (Ensino). 2- Produzir conhecimento, estimular a formação de pesquisadores e grupos de pesquisa éticos e preocupados com as necessidades da comunidade (Pesquisa). 3- Prestar atendimento qualificado e hierarquizado a pessoas doentes com ética e respeito ao ser humano (Assistência).

Descrição da Unidade Neonatal

A Unidade Neonatal conta com 58 leitos assim distribuídos:

UCIN (UTI) n= 15, UCINCO (Médio Risco) n= 15, UCINCA (Canguru) n=2, Isolamento n=2, Alojamento Conjunto n=24. São disponíveis 4 Salas de Parto.
A Unidade conta com Banco de Leite e Posto de Coleta.
Os Serviços de Apoio disponíveis na Unidade incluem: Laboratórios, Radiologia, USom no leito, CT, RM, Ecocardiograma, Triagem Auditiva, entre outros.
Há disponibilidade de Laboratório de Habilidades (Centro de Simulação) e Laboratório Experimental.

Número de Nascidos vivos/ano (2015 n=2.231) e percentual conforme idade gestacional e peso de nascimento.

Em 2015 nasceram vivos 2.231 RN, assim distribuídos:

Ambulatórios: Aos RN egressos da Unidade Neonatal são oferecidos vários Ambulatórios:

Reavaliação de alta (Icterícia e Aleitamento)
Reavaliação de alta do RN alto-risco
Triagem Neonatal
Baixo-peso ao nascer
Filho de mãe diabética/macrossômico
Filho de mãe com Tireoidopatia
RN com Infecção Congênita
RN com asfixia grave
Follow Up do RN MBP

Ensino

Graduação: Na Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP a Neonatologia está inserida no curso de Graduação com atividades na Semiologia Pediátrica (3º ano), no curso Materno Infantil (4º ano) e no Internato (6º ano). Também oferece estágio optativo aos alunos de 5º ano médico e estágios extracurriculares para alunos de outras instituições.

Residência: A Instituição oferece 20 vagas de Residência em Pediatria com duração de 3 anos.

Residência em Neonatologia: A Disciplina de Neonatologia conta com 6 vagas credenciadas de R3 / R4 em Neonatologia. Também oferece estágios optativos para residentes de outras instituições.

Residência Multiprofissional: A Instituição conta com 28 vagas de Residência Multiprofissional em Saúde da Familia e Saúde do Adulto e Idoso, abrangendo educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social.

Pós-Graduação: A Faculdade de Medicina de Botucatu tem 8 Programas de Mestrado e Doutorado Acadêmico, e 4 Programas de Mestrado Profissional. Os docentes da Disciplina de Neonatologia participam do Programa de Pós Graduação em Ginecologia, Obstetricia e Mastologia e do Programa de Mestrado Profissional Associado a Residência Médica.

Linhas de Pesquisa

  • Prognóstico do RN de alto risco
  • Infecção Neonatal
  • Epidemiologia clínica e Testes diagnósticos
  • Fisiologia e patologia respiratória no período neonatal
  • Equipe: 3 docentes, um professor substituto, 14 médicos, 14 Enfermeiras e 58 Técnicos de Enfermagem, um fisioterapeuta com especialização em neonatologia e um fisioterapeuta geral por período na Unidade, uma fonoaudióloga com especialização em distúrbios de deglutição e outra na triagem auditiva, um psicólogo, um assistente social, um terapeuta ocupacional e uma nutricionista. Todos esses profissionais participam da assistência aos pacientes internados e também atuam no seguimento ambulatorial.
  • Perfil Assistencial: Por ser um Centro de Assistência materno-infantil terciário de abrangência regional, a Unidade atende basicamente prematuros resultantes de gestações de alto-risco e RN malformados, nascidos no Serviço ou encaminhados de outros hospitais da região.
  • Monitoramento da Qualidade da Assistência: Os principais indicadores de qualidade da assistência na Unidade são: Taxas de Infecção e taxas de mortalidade. Outros indicadores adotados incluem: taxas de lesão de septo nasal por CPAP e Hipotermia na admissão.
    Nossa Unidade é a responsável pelo monitoramento de Infecções nos RN-MBP da RBPN.
  • Títulos, Acreditação e Participação em Programas: A Unidade participa ativamente do Programa de Reanimação Neonatal da SBP ministrando periodicamente Cursos de Reanimação, Reanimação do prematuro e Transporte Neonatal aos profissionais médicos e não médicos de toda a região. Há forte investimento na Assistência Humanizada ao RN Baixo Peso, com participação na Rede Cegonha e adoção do Método Canguru. Além disso, a Unidade Neonatal da FMB promove anualmente um Encontro Multiprofissional e contribui com temas específicos no Programa de Educação Continuada e na Jornada do Departamento de Pediatria.
  • Pontos Fortes: A estrutura física da Unidade é muito boa, mas o ponto forte é a atuação da equipe: uma equipe jovem, responsável, coesa e motivada, sempre disposta a melhorar as práticas assistenciais e introduzir novas práticas, com base nas melhores evidências.

Endereço

Universidade Estadual Paulista – Campus de Botucatu - Faculdade de Medicina
http://www.fmb.unesp.br
Contato: Ligia ou Maria Regina – Depto de Pediatria – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 Esta é a Faculdade de Medicina de Botucatu


Essa é nossa Unidade Neonatal: Venha nos visitar!!!!!