Hospital Estadual Sumaré (UNICAMP - HES)

PESQUISADORES RESPONSÁVEIS

Juliana Paula Ferraz dos Santos
Dulce Maria Toledo Zanardi

O Hospital Estadual Sumaré “Dr Leandro Franceschini” tem como missão oferecer aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, atendimento de alta confiabilidade e qualidade em assistência médico-hospitalar.

Prestar assistência médico-hospitalar, prioritariamente secundária e de inserção microregional (Americana, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste e Sumaré), visando à prevenção, ao tratamento e a cura de doenças, ao alívio da dor e do sofrimento, restaurando a saúde e a esperança, e prolongando a qualidade de vida do ser humano com dignidade.

Servir como campo de práticas contínuas para atividades de ensino relacionadas à assistência médico-hospitalar, tanto em graduação como em pós-graduação e servir como campo de práticas para pesquisa na área de saúde.

Colaborar para o aperfeiçoamento de profissionais da área da saúde, do corpo funcional do hospital bem como de outros profissionais com atuação na rede pública da região.

Participar da Central de Regulação da DRS VII - Campinas e estabelecer mecanismos de referência e contra-referência, propiciando o constante aprimoramento da qualidade de atendimento, com a formulação de protocolos técnicos para as diversas patologias.

Neonatologia

Unidade de internação que compreende Centro Obstétrico, Alojamento Conjunto, UTI Neonatal (12 leitos), Unidade de Cuidados Intermediários (10 leitos).

O HES tem aproximadamente 2.000 partos ano, a UTI Neonatal mantém  taxa de ocupação de 90 a 100%, média de permanência de 10 dias e atende pacientes prematuros, a termo, malformados e cirúrgicos com exceção de cardiopatias congênitas.

Possui em seu corpo assistencial 22 médicos, 9 enfermeiras, 40 técnicos de enfermagem, psicóloga, fisioterapeuta, fonoaudióloga, nutricionista, assistente social, com foco na atuação mutiprofissional e atendimento humanizado.

Possui o Título de Hospital Amigo da Criança desde 2004, e cerificação ONA 3 e Joint Comission desde 2012.