Centro Neonatal do Instituto Da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP

Pesquisadores Responsáveis

Prof. Dr. Werther Brunow de Carvalho
Profª. Drª. Vera Lúcia Jornada Krebs
Drª. Laura Emília Bigelli Cardoso
Drª. Renata de Araujo Monteiro Yoshida
Drª. Lilian dos Santos Rodrigues Sadeck

Instituição

O Centro Neonatal do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo constitui centro de referência terciário para o atendimento de recém-nascidos filhos de gestantes com doenças agudas ou crônicas. Está localizado no 10º andar do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP. A assistência neonatal abrange 63 leitos, sendo 48 para cuidados intensivos e intermediários e 15 para alojamento conjunto. No Instituto da Criança do HCFMUSP há leitos de retaguarda para o Centro Neonatal. O Banco de Leite Humano encontra-se em fase de implantação. Recebe em média 160 recém-nascidos/mês, com taxa de prematuridade de 25% e taxa de gemelaridade de 8%. As malformações congênitas ocorrem em 14% dos recém-nascidos vivos admitidos no Serviço. Após a alta hospitalar os neonatos de alto risco são acompanhados pelos neonatologistas e equipe multiprofissional no Ambulatório de Seguimento de Recém-nascido de Risco, situado no Instituto da Criança.

Professor Titular:  Prof. Dr. Werther Brunow de Carvalho
Chefia Médica: Profª. Drª. Vera Lucia Jornada Krebs

Equipe Médica

A equipe médica do Centro Neonatal do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo é constituída por neonatologistas que realizam atividades de assistência, ensino e pesquisa.

Profª. Drª. Vera Lúcia Jornada Krebs: Professora Livre Docente
Drª. Valdenise Laurindo Tuma Calil: Doutora em Medicina
Drª. Lilian dos Santos Rodrigues Sadeck: Doutora em Medicina
Drª. Marta Maria Galli Mataloun: Doutora em Medicina
Drª. Laura Emília Bigelli Cardoso: Mestre em Pediatria
Drª. Roberta Berardi: Médica Assistente
Drª. Maria Augusta Cicaroni Gibelli: Mestre em Ciências
Drª. Luciana de Carvalho: Médica Assistente
Drª. Patrícia Prado Durante: Médica Assistente
Drª. Romy S. Brock Zacharias: Doutora em Ciências
Drª. Fabíola Roberta Marim Bianchini: Médica Assistente
Drª. Daniela Matos Fiorenzano: Médica Assistente
Drª. Renata de Araujo Monteiro Yoshida: Médica Assistente
Drª. Glenda Priscila Santos Beozzo: Médica Assistente
Drª. Nicole Lee Udsen: Médica Assistente
Drª. Luiza Fortunati Visconti: Médica Assistente
Drª. Fernanda Marques de Deus: Médica Assistente
Drª. Tamara Strauss: Médica Assistente
Drª. Claudia Salvini dos Santos: Médica Assistente
Drª. Janaína Oliveira Cruciani: Médica Assistente
Dr. José Carlos Romero Alipaz: Médico Assistente
Drª. Adriana Rodrigues Pouza: Médica Assistente
Drª. Bruna Binsfeld Avallone: Médica Assistente
Dr. Carlos Eduardo Baldo Carlomagno: Médico Assistente
Drª. Raquel Santos Ferreira: Médica Assistente

Assistência

As atividades de assistência contemplam todos os níveis de complexidade, com ênfase em cuidados intensivos neonatais, incluindo ações desenvolvidas no método Canguru, grupo de pais e seguimento ambulatorial do recém-nascido de risco.

Ensino

As atividades de ensino ocorrem nos cursos de graduação, pós-graduação senso lato e pós-graduação senso estrito. Junto a alunos do curso de graduação em Medicina da Universidade de São Paulo são desenvolvidas a Liga de Pediatria Neonatal, disciplinas optativas e orientações de Iniciação Científica.

A atuação da equipe médica em cursos de pós-graduação senso lato inclui: estágio para 40 residentes do programa de Residência Básica em Pediatria (R2) do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; estágio de 1 mês para residentes de 2º ano de Terapia Intensiva Pediátrica; estágio de dois anos para 20 residentes/ano de Pediatria Neonatal do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; estágio de um mês para residentes dos programas de Genética Médica e Medicina Legal.

No curso de pós-graduação senso estrito do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo os professores orientam alunos em nível de Mestrado e Doutorado, coordenam Disciplinas na área de Pediatria Neonatal e participam como docentes em outras Disciplinas.

Pesquisa

Os projetos são desenvolvidos em todas as linhas de pesquisa departamentais: origens desenvolvimentistas da saúde e da doença; resposta imune em afecções congênitas e adquiridas; distúrbios nutricionais e metabólicos agudos e crônicos; epidemiologia das doenças respiratórias e infecciosas; mecanismos de resistência anti-infecciosa e fatores tróficos do leite humano; intervenções terapêuticas nas doenças pediátricas; marcadores de diagnóstico e prognóstico das doenças em pediatria; mediadores inflamatórios nas doenças pediátricas.