Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP/SP - HU)

Pesquisadores Responsáveis e Participantes para o Triênio

Edna Maria de Albuquerque Diniz
Silvia Maria Ibidi
Karen Mayumi Koga Sakano
Michele da Silva Jordan Faleiros
Werther Brunow de Carvalho

Apresentação

O Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP) localiza-se no campus da Cidade Universitária e foi construído pela Universidade de São Paulo (USP) para proporcionar aos estudantes treinamento para o exercício profissional em áreas gerais da saúde. Recebe alunos de graduação e pós-graduação de diversas unidades ligadas à área da saúde: Medicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Farmácia.

Tem como missão desenvolver atividades de ensino e pesquisa na área de saúde e assistência hospitalar de média complexidade, preferencialmente às populações do Distrito de Saúde do Butantã e da Comunidade Universitária da USP, prestando um serviço diferenciado, com atendimento de excelência.

Visão: o Hospital Universitário deverá se consolidar como referência para hospital de complexidade média, por possibilitar ensino adaptado à realidade e propiciar pesquisa de tecnologias aplicáveis às demais instituições.

Valores: assistência e ensino com conteúdo integralizador de todo o processo de diagnóstico, tratamento, cuidado e reabilitação, com ênfase nos recursos humanos.

A equipe de Neonatologia é composta por 12 médicos:

Profa. Dra. Edna Maria de Albuquerque Diniz, Livre Docente e Professora Associada de Neonatologia da Disciplina de Pediatria Neonatal do Departamento de Pediatria da FMUSP. Coordenadora de Ensino e Pesquisa no Hospital Universitário.

Dra. Silvia Maria Ibidi, Coordenadora da Unidade Neonatal da Divisão de Clínica Pediátrica do HU-USP. Mestre em Pediatria do Departamento de Pediatria da FMUSP.
Dra. Virgínia Spínola Quintal, Doutora em Ciências do Departamento de  Pediatria da FMUSP. Responsável Técnica do Banco de Leite Humano do HU-USP e Médica Assistente da Unidade Neonatal da Divisão de Clínica Pediátrica do HU-USP.

Dra. Ana Maria Andrello Gonçalves Pereira de Melo, Mestre em Pediatria pela FMUSP. Médica Assistente da Unidade Neonatal da Divisão de Clínica Pediátrica do HU-USP.

Dr. Gabriel Alberto Brasil Ventura, Doutor em Ciências  pela Faculdade de Saúde Pública da USP e pela Universidade de Paris V (Faculté de Médicine Cochin-Port Royal). Médico Assistente da Unidade Neonatal da Divisão de Clínica Pediátrica do HU-USP.

Dr. Marco Antonio Cianciarullo, Doutor em Ciências  do Departamento de  Pediatria da FMUSP. Médico Assistente da Unidade Neonatal da Divisão de Clínica Pediátrica do HU-USP.

Dra. Karen Mayumi Koga Sakano, Médica Assistente da Unidade Neonatal da Divisão de Clínica Pediátrica do HU-USP.

Dra. Michele da Silva Jordan Faleiros, Médica Assistente da Unidade Neonatal da Divisão de Clínica Pediátrica do HU-USP.

Dr. Euler João Kernbichler Médico Assistente da Unidade Neonatal da Divisão de Clínica Pediátrica do HU-USP.

Dra. Denise Gomes Miyasato, Médica Assistente da Unidade Neonatal da Divisão de Clínica Pediátrica do HU-USP.

Dra. Juliana Bottino Navarro, Médica Assistente da Unidade Neonatal da Divisão de Clínica Pediátrica do HU-USP.

A Unidade Neonatal do Hospital Universitário atende aproximadamente 3400 nascidos vivos, dos quais 10% menores de 2500g, 1% menor de 1500g. A distribuição pela idade gestacional é de 12% de nascimentos pré-termo, sendo 1% abaixo de 30 semanas. Atende também a recém nascidos externos, cerca de 200 ao ano, nascidos no HU e re-internados, ou referenciados de outras maternidades, ou vindos do Pronto Atendimento. A Neonatologia ocupa um espaço significativo no hospital. Atende ao Centro Obstétrico, possui uma Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais com 6 leitos, uma Unidade de Cuidados Intermediários com 24 leitos e 42 leitos de Alojamento Conjunto.

O HU-USP possui um Banco de Leite Humano que faz parte da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano com uma distribuição de leite mensal em torno de 100 litros/ mês e atende uma média de 40 RN receptores por mês.

Os prematuros nascidos com menos de 2000g são seguidos no ambulatório de prematuros que conta com equipe multiprofissional composta por neonatologistas, neurologista, oftalmologista, otorrinolaringologista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicóloga, enfermeira e assistente social.

Parte do curso de graduação dos alunos da Faculdade de Medicina da USP e dos alunos de pós-graduação senso estrito, se faz dentro das dependências do Hospital Universitário, com alunos de propedêutica pediátrica do 3º. Ano, alunos do 6º. Ano, da Disciplina de Neonatologia em regime de internato, médicos residentes do primeiro e segundo ano de Pediatria Geral e os médicos residentes do terceiro e quarto anos de Pediatria com área de atuação em Neonatologia, além de médicos estagiários do Curso de Complementação Especializada (2 anos).

O HU-USP recebe ainda médicos estagiários de outras Instituições do Brasil e de outros países para Especialização e Aprimoramento em Neonatologia.

Localização

Av Prof. Lineu Prestes, 2565 - Cidade Universitária- São Paulo - SP - 05508-000
Contato: Secretaria da Pediatria- 3° andar
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel: (11)- 3091-9409
Fax: (11)- 3091-9235
http://www.hu.usp.br